Como montar uma clínica médica popular ?

Abertura de empresa para médico plantonista, vale a pena
Abertura de empresa para médico plantonista, vale a pena?
3 de dezembro de 2019
Simples Nacional para Médicos
Simples Nacional para Médicos!!
11 de dezembro de 2019
Como montar uma clínica médica popular

Como montar uma clínica médica popular

A abertura de uma clínica médica popular pode ser uma excelente opção de negócio, afinal de contas ter o seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, principalmente para aqueles que possuem formação e atuam na área médica e de saúde. 

É natural para aqueles que pretendem empreender pela primeira vez o surgimento de uma série de dúvidas, não só a respeito do negócio, mas também em relação às etapas que antecedem a abertura de um novo empreendimento, independente do ramo de atividade, entretanto todas as dúvidas precisam ser sanadas antes de colocarmos o projeto em prática. É necessário que o novo empreendedor tenha muito cuidado e seja criterioso em suas decisões, principalmente quando estamos tratando da saúde das pessoas.

Neste artigo, traremos dicas para que você possa dar os primeiros passos e montar a sua clínica médica popular a fim de que ela seja um autêntico sucesso.

Tenha um Plano de Negócios

Togo grande empreendedor sabe que antes de abrir qualquer negócio, é preciso realizar uma série de estudos afim de formatar um plano de negócios.

O plano de negócios é um documento que representa os mais diversos detalhes e informações importantes sobre a empresa que se pretende criar. No plano de negócio constarão informações relevantes como por exemplo, o regime tributário adotado pela empresa, a sua localização, os seus objetivos e metas, os produtos e serviços que a empresa pretende oferecer, o capital inicial disponível para investir no negócio, estudo de concorrentes, fornecedores e também da demanda esperada de clientes.

Através do plano de negócios fica mais fácil identificar o potencial da empresa, minimizando assim as possibilidades de erro e aumentando as suas chances de sucesso.

Tenha acesso a muitos mais detalhes nesta página específica de Clínicas Médicas.

Caso o empreendedor não disponha de todos os recursos financeiros para abrir e estruturar a empresa, é possível solicitar financiamentos bancários, neste caso o plano de negócios será o primeiro documento exigido pelos bancos que precisam avaliar os riscos do negócio, antes de liberar o crédito.

Veja no no Youtube, um vídeo que fiz sobre como funciona o médicos pelo Brasil!!

Defina os serviços que serão oferecidos

Uma clínica médica popular pode possuir uma grande variedade de áreas para atendimento. Enquanto algumas buscam se destacar atuando apenas em uma especialidade em específico, outras oferecem atendimento em diversas especialidades.

Se sua ideia inicial é apenas prestar serviços de plantões em hospitais, veja este artigo que preparei.

Sendo assim, é muito importante definir quais serão as áreas de atuação da clínica médica. Em geral, uma clínica médica popular, precisa ser completa oferecendo atendimento nas mais diversas especialidades médicas.

Escolha do local adequado

Um dos pontos mais importantes para garantir o sucesso de uma clínica médica popular, está na localização escolhida pelo empreendedor. Isso, porque é preciso garantir a facilidade de acesso dos clientes, garantindo assim um bom fluxo de pessoas em busca de atendimento na clínica médica.

O ideal neste caso, é realizar uma pesquisa é identificar em qual área da sua cidade está concentrada a maior parte dos hospitais e clínicas de sua cidade. É preciso está atento aos critérios de acessibilidade do local escolhido, evite locais com escadas e que dificultem o acesso de pessoas idosas e também de cadeirantes, se você optar por um prédio comercial é importante que o local ofereça ao menos serviço de elevador.

Para atrais novos clientes, veja este exemplo que demonstrei neste artigo.

É importante também localizar-se próximo a estações de trem, terminais rodoviários e vias de grande circulação de pessoas. Se possível ofereça uma área para estacionamento ou desembarque de clientes.

Não somente a localização é importante, mas também o ambiente. As pessoas gostam de sentir-se bem, nos locais em que frequentam, portanto a sua clínica médica popular precisa ser confortável e agradável. Idealize um ambiente espaçoso e refrigerado, ofereça cadeiras ou poltronas confortáveis, televisão, água e café. Se possível disponibilize uma rede wi-fi para que os clientes da clínica médica possam ter opções de distração enquanto aguardam pelo atendimento.

Veja exemplos de tributação, societário e muito mais neste link para Clínicas Odontológicas.

Opte ainda por paredes em tons claros, mobília planejada e um ambiente cuidadosamente decorado para o fim que se destina, mas sem exageros. É muito importante, também que o espaço escolhido possa atender de maneira adequada a demanda de clientes aguardada.

Uma boa dica é buscar o apoio de um profissional da área de arquitetura ou design de interiores, pois assim você pode ajustar o ambiente escolhido para atender melhor os seus clientes.

Tudo isso para que os clientes da clínica médica popular sintam-se bem e voltem quando necessário.

Agora que você já definiu os serviços que serão ofertados pela clínica médica popular, pensou cuidadosamente na localização e nos detalhes do ambiente escolhido, precisamos constituir a empresa e legalizá-la perante os órgãos responsáveis para que assim, ela possa entrar efetivamente em operação.

Defina o regime tributário de sua clínica

Para que a sua empresa evite o pagamento de tributos a maior do que deveria, é preciso estudar os serviços que serão oferecidos, adequando assim o regime tributário mais econômico para a clínica médica popular. A definição do regime tributário precisa ser feita antes mesmo da constituição da empresa propriamente dita, para tanto é importante contar com o apoio de quem entende do assunto, o profissional da contabilidade.

Procure uma assessoria contábil especializada

Cada ramo de atividade possui as suas próprias características. Portanto, não poderia ser diferente com uma clínica médica.

A legislação tributária brasileira é complexa e possui uma série de particularidades, pela simples inobservância de algumas delas, uma empresa pode recolher mais imposto do que deveria ou até mesmo sofrer sanções e autuações dos órgãos de fiscalização.

Pensando nisso, não exponha o seu patrimônio em risco, colocando a sua clínica médica nas mãos de pessoas que não possuem conhecimento em seu ramo de atividade.

A AJMED é especializada na prestação de assessoria e serviços contábeis para clínicas médicas, dispondo de uma equipe altamente capacitada e regularmente treinada para melhor atender você e as necessidades da sua empresa. Atuamos a 40 anos no segmento, oferecendo serviços na área contábil, tributária, trabalhista e financeira, garantindo sempre a qualidade de nossos serviços e a satisfação de nossos clientes.

Prestaremos a você todo auxílio necessário, desde a escolha do regime tributário mais adequado e trâmites de abertura até o acompanhamento das atividades e evolução de sua clínica médica. Entre em contato conosco e saiba mais!

Os comentários estão encerrados.

ASSINE
Open chat
Estou no site da AJMED e gostaria de tirar uma dúvida!!!!